sábado, 22 de fevereiro de 2014
Paulo Henriques Britto
PARA UM
MONUMENTO AO ANTIDEPRESSIVO
Um pequeno sol de bolso
que não propriamente ilumina
mas durante seu percurso
dissipa a neblina
que impede o outro sol, importátil,
de revelar sem distorção
dura, doída, suportável,
a humana condição.
que não propriamente ilumina
mas durante seu percurso
dissipa a neblina
que impede o outro sol, importátil,
de revelar sem distorção
dura, doída, suportável,
a humana condição.
Paulo
Henriques Britto. Tarde. São Paulo: Companhia
das Letras, 2007, p.63.
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014
desejo
Ontem
eu desejei respirar como fazia na juventude, ou num tempo ainda mais distante,
motivada pela sensação de que, por um brevíssimo momento, eu tenha respirado
como se tivesse 14, 15 anos... Tão rápida a sensação veio e se foi, quase
imperceptível, que eu fiquei tentando reaver uma espécie de bem-aventurança
perdida, como se a razão fosse o bastante para fazer o corpo experimentar essas
sensações fugidias. Mas essa mínima incursão do passado no presente trouxe, além
da nostalgia de um tempo em que o ritmo, o pulsar da vida era outro, aparentemente
inexplicáveis, trouxe a esperança de que alguma coisa daquele ritmo possa uma
hora, naturalmente, ressurgir no corpo de hoje.
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014
Paulo Henriques Britto
SÚCUBO
A lucidez de certos sonhos
que nem parecem ser reais,
tal como faz a realidade.
Entra-se neles de repente,
não no começo, sem saber
de onde se vem e aonde se vai,
e pouco a pouco dá-se conta
de que há um sentido nisso tudo,
só que não está ao nosso alcance,
e quando menos se imagina
tudo termina de repente,
tal como faz a realidade.
A lucidez de certos sonhos
que nem parecem ser reais,
tal como faz a realidade.
Entra-se neles de repente,
não no começo, sem saber
de onde se vem e aonde se vai,
e pouco a pouco dá-se conta
de que há um sentido nisso tudo,
só que não está ao nosso alcance,
e quando menos se imagina
tudo termina de repente,
tal como faz a realidade.
Paulo
Henriques Britto. Macau. São
Paulo: Companhia das Letras, 2003, p.75.

