A Parábola dos Cegos, 1568, Pieter Brueghel
IX A PARÁBOLA DOS CEGOS
Esta horrível mas soberba tela
a parábola dos cegos
sem vermelho algum
na composição mostra um bando
de mendigos um a
guiar o outro atravessando
diagonalmente o quadro
desde um lado
para tropeçar enfim num charco
onde a pintura
e a composição terminam atrás
do qual nenhum homem vidente
é representado os rostos
sem barbear dos in-
digentes com seus poucos
e miseráveis pertences vê-se
uma bacia de lavar numa casinha
campônia e a ponta de uma torre de igreja
as faces estão erguidas
como que para a luz
não há nenhum detalhe estranho
à composição cada um
segue os outros bordão
na mão triunfante até o desastre
Esta horrível mas soberba tela
a parábola dos cegos
sem vermelho algum
na composição mostra um bando
de mendigos um a
guiar o outro atravessando
diagonalmente o quadro
desde um lado
para tropeçar enfim num charco
onde a pintura
e a composição terminam atrás
do qual nenhum homem vidente
é representado os rostos
sem barbear dos in-
digentes com seus poucos
e miseráveis pertences vê-se
uma bacia de lavar numa casinha
campônia e a ponta de uma torre de igreja
as faces estão erguidas
como que para a luz
não há nenhum detalhe estranho
à composição cada um
segue os outros bordão
na mão triunfante até o desastre
IX THE PARABLE OF THE BLIND
This horrible but superb painting
the parable of the blind
without a red
in the composition shows a group
of beggars leading
each other diagonally downward
across the canvas
from one side
to stumble finally into a bog
where the picture
and the composition ends back
of which no seeing man
is represented the unshaven
features of the des-
titute with their few
pitiful possessions a basin
to wash in a peasant
cottage is seen and a church spire
the faces are raised
as toward the light
there is no detail extraneous
to the composition one
follows the others stick in
hand triumphant to disaster
This horrible but superb painting
the parable of the blind
without a red
in the composition shows a group
of beggars leading
each other diagonally downward
across the canvas
from one side
to stumble finally into a bog
where the picture
and the composition ends back
of which no seeing man
is represented the unshaven
features of the des-
titute with their few
pitiful possessions a basin
to wash in a peasant
cottage is seen and a church spire
the faces are raised
as toward the light
there is no detail extraneous
to the composition one
follows the others stick in
hand triumphant to disaster
WILLIAMS, William Carlos. Poemas. Trad. José Paulo Paes. São Paulo: Companhia das Letras, 1987, p. 252-253.
Nenhum comentário:
Postar um comentário