Gosto de imaginar que ilhas significam-se ― fazem-se dizer por signos ― mediante barcos que se aventuram nas águas que as separam, mas também as unem: as águas podem ser oceânicas ou simples veredas, salgadas ou doces, profundas, turbulentas e mais difíceis de navegar, ou arroios cristalinos que escorrem transparentes entre pedras e vegetação de grande frescor. Os barcos, as palavras. E tudo o mais que diz respeito à palavra afeto, no sentido de afetar, atravessar. Escrever e ler são pontas de ilhas que se fazem significar ― os trajetos dependem dos barcos, das ilhas, das águas que as separam. Este blog não pretende nada, exceto lançar barcos que eventualmente alcancem outras ilhas. Barquinhos de papel.


sábado, 18 de dezembro de 2010

um tratado do efêmero: o TopTop MTV de 18/12/2009

Vou assistir um pouco de televisão neste sábado à tarde que me solicita uma pausa enquanto me aguardam coisas mais sérias, e sou brindada, no zapping dos canais, com uma pérola do TopTop MTV, um tratado sobre o efêmero: o pop dos anos 80 que não ultrapassou a barreira da década, digo, do som, por n razões. Há um ranking, em que são elencados, do 10 ao 1º lugar, bandas e cantores que pontificaram, tiveram sua glória nos anos 80, mas lá ficaram em sua maioria, não sobrevivendo ao próprio sucesso. Como discordei do ranking do ostracismo (se assim se pode chamá-lo), que me pareceu meio aleatório, propus meu próprio. O fato é que o programa, além de me distrair, me fez pensar na questão da efemeridade, que é de sempre, de todas as épocas. Como gosto muito dos 80, pois coincidiu com a minha adolescência (e certa inocência, creio que minha e da década), vou dispor as escolhas conforme minha predileção. Para quem quiser conferir o ranking do programa, é só assistir a reprise, ou acessar o site, quando eles disponibilizarem. Em tempo: o TopTop MTV é um programa semanal elencando as mais diversas bizarrices do universo da música... que toca na MTV!

1. Cyndi Lauper: a cara do pop anos 80 - Girls Just Want To Have Fun (aqui). Mas também gostava dessa:


2. A-ha: os pops internacionais mais brazucas da década, segundo a dupla de apresentadores: teriam feito mais sucesso no Brasil que em qualquer outra parte do mundo. Gostava de várias, esta era bem bonitinha:


3. Duran Duran: a dupla de apresentadores viajou. O Duran Duran não é só o uso que eles fizeram da MTV ou o sucesso da canção que virou tema de uma das sequências de 007. Como já postei três sucessos da banda no blog, vou nessa, que gosto de ouvir (aliás, feeling foi o que faltou na seleção e no ranking):


4. Culture Club: era fraquinho mesmo.


5. Já que era para falar do Brasil, e se o assunto era o pop, onde foi parar a Blitz? Citar apenas Metrô e Leo Jaime é coisa de desmemoriado total: Você não soube me amar simplesmente estourou, para, claro, junto com a ingenuidade da época, ser tragada por ela:


6. Francamente, os demais ícones listados não me agradaram ou mesmo pouco me disseram respeito, prefiro mesmo esquecer. De forma que acho que essas escolhas são mais afetivas que qualquer outra coisa, e eu me diverti muito ouvindo essas musiquinhas mais ou menos esquecidas que embalaram minha adolescência e juventude. Então, vai aí minha sessão matinê, garimpada no TopTop da MTV. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário